sábado, 20 de junho de 2009

LITORAL BRASILEIRO

texto html
LITORAL BRASILEIRO

Cmt. Av. Solano Medina Filho

Interessante! Muito interessante às medidas que estão sendo tomadas com referência a salvaguarda dos direitos e proteção aos turistas, freqüentadores e moradores do nosso litoral, via de regra, nas nossas praias se vê e se contrai de tudo, é bicho do pé, geográfico, frieira, erisipela, micoses diversas, conjuntivite, acaris, giárdia, hepatite, coliforme-fecais, etc.
Tudo isso em função do grande número de animais nas praias, esgotos e lixo, este último, produzido também por maus freqüentadores e os conhecidos “farofeiros”, que são aquelas pessoas que no sistema de excursão de fim de semana, lotam ônibus e demandam para o litoral.
Trazem consigo sua subsistência ( comida, bebidas e etc.), usando a praia e o mar como um enorme depósito de resíduos diversos ( papéis, latas, plásticos e sobras de alimentos).
Temos, também, pessoas que só vêm seus direitos, desconhecendo seus deveres para com os seus semelhantes, até porque, desconhecem a frase em que diz: “TEUS DIREITOS TERMINAM ONDE INICIAM OS MEUS”.
Pessoas com este perfil tendem a colocar em risco a segurança de todos, haja visto casos como aquelas pessoas que jogam “fresco-ball”, “foot-ball na areia”, aqueles que efetuam manobras acrobáticas com “jet-ski” nas proximidades das áreas dos banhistas, passeiam com suas embarcações (lanchas) tão próximas da praia, que já ocorreram diversos casos de atropelamento aquático, e isso, apenas para demonstração de “status”, portanto, é necessário e muito conveniente as medidas que estão sendo adotadas e que deverão serem cada vez mais rigorosas, a fim de reprimir os abusos daqueles que só vêm seus direitos.
No Estado do Hawaii, em Honolulu/Waikiki, existe patrulhamento policial nas praias dia e noite executado por pares de policiais civis, sendo um feminino e um masculino, em quadriciclos equipados com rádios transmissores, caixa de primeiro socorros, potente lanternas, mini alto-falantes, etc.
Prestam excelente suporte e auxílio aos freqüentadores daquele balneário.
Com suas presenças, inibe os mais afoitos, desestimulando aqueles que costumam “emporcalhar” a praia, depredar bens públicos, furtar banhistas ( estes, conhecidos como “Mouse Of Sand”), orientam as pessoas, prestam informações turísticas, auxiliam os salva-vidas, fazem pequenos curativos nas pessoas acidentadas, conduzem crianças e adultos que se encontram perdidas até os postos fixos de vigilância, enfim, estão mais para “anjos da guarda” que propriamente policiais, e o que mais chama a atenção é, que o policial não é “temido” mais sim, respeitado.
Não ha razão de nos envergonharmos por copiarmos bons exemplos, todavia, é necessário que nossos policiais sejam bem treinados, que saibam atuar com urbanidade e principalmente, recebam “SALÁRIOS” condizente, que suas remunerações lhes permita viver com “dignidade” para que desempenhe suas atribuições com dedicação, esmero e prazer.
Alguém que é mal remunerado não pode de forma alguma sentir amor por sua profissão, aquele que não tem o reconhecimento “intrínseco” financeiro não consegue sequer atender bem suas necessidades básicas, que dirá a necessidade dos outros.
Pelas razões expostas é que os “Governos” Municipais, Estaduais e Federal, devem destinar maiores verbas para a área da Segurança Pública e equipar melhor seus aparelhos Policiais, afinal, em todas as campanhas políticas uma das promessas é o melhoramento da Segurança Pública, contudo, não se melhora nada, muito menos a Segurança Pública.
De qualquer forma, já se está dando os primeiros passos neste sentido, nas regiões Norte/Nordeste do Brasil, embora, passos tímidos, mas já é um começo.
No caso do Sul, mais precisamente no litoral do Paraná, é necessário e urgente adotarmos estas medidas, visando nossos moradores, freqüentadores nacionais e turistas estrangeiros que nos visitam e nos trazem divisas tão necessárias, isso, de se levar em conta que o Estado de Santa Catarina da uma atenção prioritária a sua orla litorânea, voltada para o desenvolvimento turístico, demonstrando dessa forma amadurecimento frente a uma área tão vital e importante, conseqüentemente, disputando com o Estado do Paraná a liderança na questão que tange ao turismo. Em uma de nossas Ilhas, mais precisamente a Ilha do Mel, se pode notar a grande preocupação, tanto dos ilhéus como dos freqüentadores e proprietários das diversas “pousadas”, hotéis, bares, restaurantes e similares, no que se refere à preservação, limpeza e manutenção, existem nas áreas mais freqüentadas “lixeiras” e “apanhadores” de sacos de lixos os quais são recolhidos diariamente de porta em porta e, através de embarcações são transportados da ilha para o continente, mantendo assim, a belíssima Ilha do Mel limpa e conservada, ainda que, necessita um pouco mais de consciência no que se refere aos animais, principalmente cães, que são os maiores transmissores do “bicho geográfico” através das suas fezes.

Acorda Paraná!

Ou acordamos desse sono profundo ou mais uma vez vamos perder o “bonde do turismo”.
Temos uma das menores extensão litorânea, mas por outro lado, é muito mais fácil, cômodo e menos custoso tornarmos e mantermos o nosso litoral como uma mini “RIVIÉRE FRANCESA” atraindo e mantendo o turista, desde que, embora já muito atrasado, iniciarmos uma campanha a “toque de caixa” para dotarmos de uma excelente retro-estrutura e estrutura a fim de termos suporte para a demanda turística que está por vir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário e/ou crítica