quarta-feira, 11 de março de 2009

COMPLEXIDADE DA IMPRENSA




Cmte. Av. Solano Medina Filho


Idéias se debatem no campo intelectual, jamais na mediocridade sub-reptícia própria e identificada com indivíduos pérfidos.
Divergências e entendimentos são salutares para o encontro das tão necessárias soluções.
A imprensa, partícipe da cruzada incansável na busca de bem informar com translucidez, reproduz os fatos exatamente como eles ocorrem e se apresentam.
Pauta-se pela ética empresarial, profissional e pessoal, esta, a mesma que norteia os trabalhos dos jornalistas e repórteres que compõem excelentes equipes identificadas como cabeças de ponte.
Diariamente e impessoalmente, ferem interesses e suscetibilidades de pessoas que ao se verem expostas publicamente através da imprensa, obviamente, por terem agido contra os princípios e regulamentos que normatizam a sociedade.
Revoltam-se e se voltam contra a referida, esquecendo-se que em outras ocasiões, foi através da lisura e transparência, da atuação firme e descomprometida, da busca incessante da verdade é que esta mesma imprensa fez reconhecer e valer, assegurando seus direitos.
Lamentavelmente, existem pessoas que não conseguem desassociar o caráter e finalidade a que se destinam os veículos de informação, com os seus interesses contrariados, muita das vezes ilegítimos e ilegais.
A imprensa não está para servir a senhores “feudais e/ou shoguns suburbanos”.
Não está para servir interesses individuais ou de grupos.
Não está para ser manipulada ao bel prazer de alguns poucos que querem ver atingido seus objetivos escusos.
Não está para ser usada como moeda em transações ilegais ou negociatas incestuosas.
A imprensa serve a sociedade, ao bem de toda coletividade e, prioritariamente, a Democracia.
Exige-se revestimento de elevada e irrepreensível conduta e responsabilidade no trato com a informação.
Espera-se que cada um dos seus integrantes esteja identificado com a ética, a qual, norteia a atuação, fixando parâmetros nos limites efetivo da profissão.
A imprensa tem nobre e elevada função, pois, através dela é que o povo escuta o ecoar dos seus brados quando exige mudanças na sua sociedade.
Através dela é que se mantém informado de tudo que ocorre a nível local, nacional e internacional.
A imprensa tem como vigas e sustentáculos os incansáveis e imbatíveis jornalistas e repórteres, os quais, compõem a legião de vanguarda na busca heróica, diária e espinhosa da informação a fim de repassar aos leitores, estes, ávidos em ficarem inteirados dos acontecimentos que ocorrem no dia a dia.
Estas e muito mais razões é que os profissionais da imprensa se enchem de orgulho e renovam suas forças e alento para enfrentar as incompreensões quando se colocam como porta-vozes da população.
Razão porque, são soberbos e dignos de pertencerem ao esquadrão de garimpeiros na busca das ocorrências diuturnamente.
“IL ESERCIZIO LEGALE DI DIRITTO DI PROFESSIONES E MANDATO È EGUALE PER TUTTI”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grato pelo seu comentário e/ou crítica