domingo, 12 de abril de 2009

ALERTA VERMELHO

ALERTA VERMELHO


Cmt. Av. Solano Medina Filho


Desde os primórdios ensinamentos que obtive, sempre ficou muito claro e sem dúvidas que existem dois caminhos para o desenvolvimento da sociedade: 1º- Educação seguida da conscientização. 2º- Emprego da força para obter submissão.
Educação seguida da conscientização é o ideal para que uma sociedade se desenvolva centrada nas normas e diretrizes, já, o emprego da força somente funciona enquanto aquele que se encontra submetido venha a alavancar e aglutinar forças que se igualem e/ou superem as do seu dominador.
Portanto, com educação e conscientização obtemos respeito, com o emprego da força obtemos medo.
O respeito jamais se perderá, entretanto, o medo será rompido quando o indivíduo achar-se capaz igual ou superior ao seu impositor.
Este é o atual quadro que se relaciona ao contexto segurança.
Quando o comércio abaixa suas portas a mando de traficantes, pura e simplesmente, está se reconhecendo e convalidando o poder de um Estado Paralelo, sendo assim, nada mais nem menos que, paulatinamente, vai se consolidando o crime organizado em função de estar sendo entendido que o sistema faliu, faliu o Poder do Estado Legal.
Na falta da presença do Poder do Estado Legal, a sociedade tem celebrado contrato verbal com os criminosos, criminosos esses que atacam viaturas policiais, módulos, delegacias, quartéis e patrulhas a pé ou montadas, fazem arrastão, bonde do mal, assaltos, execuções sumárias, extorsão e inúmeros outros atos criminosos; fica explícito, que na inexistência do respeito se superou o medo, visto que, os criminosos estão tão bem ou melhor armados e aparelhados que os integrantes dos órgãos de segurança.
Os criminosos não têm reconhecimento profissional, portanto, não tem o benefício da aposentadoria, quadro de carreira, estabilidade funcional, vencimentos líquidos e certos e, tantos outros benefícios, logo, nada têm a perder, tornando-se então, verdadeiras feras, bestas humanas, destituídas de qualquer sentimento moral.
Não podemos esquecer como se chegou a tal ponto.
Ocorre que, nada acontece em decorrência de um só fator, ou seja, a soma de diversos fatores leva a um resultado; positivo e/ou negativo.

DA ONDE VEM OS EXEMPLOS.

Alguns dos fatores que contribuíram para atualidade são: “no período do estado de exceção, se manteve presos intelectuais com criminosos comuns na mesma cela, daí, iniciou-se a organização do crime”.
Alguns políticos das casas legislativas passaram a dar o exemplo como delapidar o erário público sem serem punidos se descobertos fossem.
Alguns integrantes do Ministério Público descambaram para o crime.
Alguns integrantes do Poder Judiciário, também, se envolveram em atos criminosos.
Uma grande parcela dos integrantes dos órgãos de segurança se associaram aos criminosos.

Alguns integrantes do Poder Executivo se associaram a todos os outros mencionados acima e, por fim, a maioria da sociedade encontra-se calada, submissa e servil.”
Diga-se de passagem, raríssimos foram punidos, se foram!
O sistema brasileiro é burocrático, moroso, falho, recheado de recursos e, assombrosamente, paternalista e corporativista.
Estes são alguns dos fatores que contribuíram e contribuem para esta atualidade que vivemos, mas, nem tudo está perdido, as chamadas reservas morais deste país devem elevar seu clamor e movimentar a sociedade para mudanças radicais.
Torna-se urgente, urgentíssimo, mudanças na lei, tornado-a extremamente célere e rigorosa a fim de não só punir, senão, para desestimular aqueles que queiram se aventurar por caminhos ilícitos e criminosos, nem que para isso, tenhamos que fazer alterações na Constituição Brasileira.
A limpeza, inicialmente, deve começar em casa, interna, para então, somente então, limpar-se o restante do País.
Vamos abolir de uma vez por todas os privilégios, mordomias e principalmente, a IMPUNIDADE.

2 comentários:

  1. Rafhaelle MAriano ALves mendes16 de abril de 2009 às 09:31

    Gostaria de sua licença para prestar algumas considerações a respeito da crítica.
    Concordo em grau e gênero acerca do comentário do Sr. Medina, só que temos que lembrar que tudo o que está ocorrendo atualmente é provido de uma parcela de culpa de nossos governantes, sendo que ao pela falta de respeito com o cidadão deixa a desejar em muitos serviços úblicos que deveriam ser realizados e não são, pois desviam a verba que está destinada ao bem estar da sociedade, apenas para prover caprichos de poucos. è como se o feitiço voltasse contra o feiticeiro, quando se ressalta que ou acorre a educação pela conscientização ou pelo medo. O medo foi imposto pelos criminosos porque eles foram amendratados desde a infância. Existe dois lados da mesma moeda, onde para a sociedade o criminoso é uma ameça, mais para eles próprios é uma profissão que gera orgulho, pois o seu pai, seu avô já eram do mundo crime, e enquanto crianças só pensavam no dia em que entrariam pro crime. Porque eles aprenderam desde o berço as desigualdades, a discriminação por ser pobre e não ter oportunidades, oportunidades estas que deveriam ser dadas pelo Estado, Estado este que hoje vive sob o temor das rebeliões. Que diga-se de passagem, muitas vezes são merecidas.
    Como foi exposto no comentário em tela, os prórios governates, funcionários publicos em geral se corromperam, atualmente ppara dar um exemplo existe o PCC ( Primeiro Comando da Capital), que é composto pelos criminosos que não tiveram estudos e nem oportunidades e também por aqueles que tveram todas as oportunidades do mundo para ser uma pessoa honesta, e no entanto, não é o que se vê, pois observamos, policiais civis que fazem parte do PCC, advogados, e demais funcionários públicos como bem sabemos.
    Creio que nosso País está um caos, e não é por falta de leis, as leis existem aos montes, o que precisa é o bom senso e discernimento na aplicação das mesmas. Falta realmente estrutura adequada no poder judiciário, falta Juízes competentes, Promotores com sede de Justiça , advogados honestos que trabalhem pelo ofício de seu dom e principalmente, falta cidadões conscientes. Porque o Governo tem um interesse em não prover as necessidades da população principalmente no tocante a educação, pois para eles é muito mais benéfico as pessoas alienadas, sem consciência para reclamar seus direitos e imersos no mundo da ´manipulação da mídia, que coloca em horários nobres novelas e noticias fúteis, que maqueiam a realidade em que vivemos, impondo aos cidadões inertes a ilusão e a submissão ao sistema caótico. Despertando desejos de consumo e competições, sendo que no momento atual deveríamos despertar para a coletividade, consciência universal de que se o meu próximo não estiver bem, eu também não poderei estar bem, pois vivemos ou deveríamos viver numa unidade, irmandade, onde o maior cuidaria do menor, o mais forte protegeria o mais fraco, mais o que vemos é ao contrário, o mais forte se prevalecendo do mais fraco, o maior passando por cima do menor, e os ricos ficando cada mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.
    O que é necessário não são mudanças na lei, pois as mesmas são feitas exatamente por quem não as seguem, são feitas com critérios que beneficiam os próprios dilapidadores do patrimônio público, ou alguém acha que o povo participa da formação da Lei? Por direito deveria participar, pore´m sua voz é como estivesse gritando no meio de surdos.
    A verdade é que deveria começar tudo internamente, as pessoas começarem a ser verdadeiras com elas mesmas, com seu meio ambiente, com sua familia, com seus amores, com a sua vida, porque a partir do dia que o ser humano se levar a sério, então ele se tornará realmente humano, pois no momento não vemos humanos no planeta terra, existem apenas desumanos e desalmados não correspondendo as expectativas do próprosito divno para cada vida. Por isso o egoísmo, o olhar somente para sua próprias necessidades, levando as pessoa a terem vidas separadas da grande evolução do universo.
    As leis brasileiras, são baseadas em Leis romanas, leis alemãs, leis de outros países, não havendo subsídios e nem estrutura para serem aplicadas aqui, mesmo porque tem leis muito antigas, que já não condizem mais com a realidade atual, por isso o Brasil deveria confiar mais em si mesmo e fazer suas próprias leis...ou será que existem favelas e crime organizado na Alemanha? ou em Roma?
    Considerações feitas por Rafhaelle MAriano ALves Mendes.

    ResponderExcluir
  2. Caro Rafhaelle, a princípio, grato pelo seu comentário/crítica. Concordo “ipsis literis” com suas colocações e ótica referente minha matéria, entretanto, busquei da forma mais transparente e límpida possível estampar a nossa atual realidade. Não faço apologia ao crime e/ou transgressões diversas, todavia, minha intenção foi e é expor a canalhice corrente nos meios oficiais, até porque, compreendo perfeitamente falta de oportunidades que muitos não tem, contudo, no meu modo de pensar, não se justifica todo e qualquer ato ilícito ou criminoso que seja em decorrência de se ser pobre ou rico. Na realidade, continuo defendendo que a culpa maior de toda esta patifaria cabe ao povo, tão somente a sociedade que se curva humilde, passiva, servil e, pior, omissa. Quando se abre mão do entendimento de direitos e deveres, o poder público extrapola, arbitra e abusa. Lamentavelmente, vivemos em um País semi-analfabeto de pai, mãe e parteira, pois, com o perdão da palavra, escreve missa com "ç" e piça com dois "ss", não politizado e sem consciência, visto que, não exigem a nível nacional, em altos brados, mudanças e punições para os mandatários deste País. Continuarei dizendo que, um punhado de cidadãos pode não mudar nada, contudo, 190.000,000 mudam os rumos da Nação. Espero e desejo que vossa senhoria continue visitando meu blog, só assim, com comentários e críticas embasadas é que posso entender outros ângulos de visões e, naturalmente, compreender melhor a complexidade social. Grato, Medina.

    ResponderExcluir

Grato pelo seu comentário e/ou crítica