sexta-feira, 3 de abril de 2009

ESPANTO !

Cmt.Av. Solano Medina Filho

Em 1998, quando de uma das minhas idas a cidade de Londrina, norte do Paraná, fiz uma visita a um caro e íntimo amigo de nome Daniel, empresário no ramo industrial de reciclagem.
Como Daniel é um empresário bem sucedido, arrojado e empreendedor, senti-me muito à vontade para lhe falar sobre Paranaguá.
Naquela ocasião, fiz uma longa exposição das vantagens que teria em implantar uma filial da sua empresa em nossa cidade.
Naturalmente, tal exposição, tinha como cunho principal, a ocupação da mão de obra que tanto necessitamos, a exportação de seu produto, com a facilidade de ter o 2º maior Porto Marítimo do país (como diz meu amigo Joel), na cara do gol.
Conversa vai, conversa vem, Daniel me fez diversas perguntas relacionadas ao “metier” , culminando, sem propriamente ser uma promessa, mas, que iria fazer uma sondagem preliminar.
Primeiro, junto a Almiranda Bom Senhor, que é Sócia-Diretora da empresa e, segundo, junto a nossa cidade.
Passado mais de um ano, em um novo encontro com Daniel, lhe perguntei se tinha pensado no assunto, ao que ele me respondeu, que não só tinha pensado no assunto, como tinha enviado um seu assessor, para fazer prévio levantamento das condições existentes para tal empreendimento.
Qual não foi meu espanto, quando Daniel me disse; “olha Medina, sem querer ferir suscetibilidades, sua ou da Cidade, Paranaguá seria a última cidade que eu implantaria uma filial da minha Indústria”.
De imediato lhe perguntei: porque? No que ele me respondeu que, no prévio levantamento que fez, dentre outros fatores, o que mais lhe chamou a atenção foi que Paranaguá apresentava características de duas grandes indústrias: Primeira, indústria de ações trabalhistas, segunda, indústria de pensões alimentícias.
Ora! Disse-me ele, a atual Legislação trabalhista tutela o trabalhador, é por demais clientelista e paternalista, outorga todo o direito aos trabalhadores, ficando somente deveres ao setor patronal.
Sendo dessa forma, atualmente, qualquer simples ação trabalhista poderá quebrar financeira e patrimonialmente uma empresa de pequeno, médio e, talvez, de grande porte.
No que se refere às ações de pensão alimentícia, tais ações, prejudicam sobremaneira uma empresa, pois, o trabalhador deixa de produzir satisfatoriamente em função de ver no seu contra cheque (hollerite), descontos de no mínimo 30%, isso, quando tem uma só família e, no caso de Paranaguá, deparamos com um expressivo número de trabalhadores que chegam a sofrer descontos de mais de 70% do salário, evidentemente, decorrente de ter responsabilidades sobre duas ou mais famílias.
Pesquisando está área, inteire-me do procedimento ora vigente por parte dos empresários.
Na falta de uma melhor e mais equilibrada legislação trabalhista, os empresários, para protegerem-se, sutilmente, informam-se com referência ao pretendente a ocupar vaga existente na empresa e, se o referido pretendente, no passado ou presente, impetrou algum tipo de ação trabalhista contra empresa que já tenha trabalhado.
No caso de ter sido reclamante em ação trabalhista, fica apenas no preenchimento da ficha, sendo-lhe dito, que a vaga já foi preenchida e, no caso de surgir nova vaga o mesmo será contatado.
Dessa maneira, o empresário protege-se, também, de incorrer no ato ilegal do cerceamento do direito ao trabalho.
Ninguém deixa de reconhecer o legítimo exercício do direito de alguém recorrer ao poder competente para ter reconhecido seu direito e ser ressarcido no que lhe é devido, todavia, o que vem ocorrendo, é a criação de uma volumosa, expansiva e rentável indústria de ações trabalhista. (isso em 1998, em 2009 continua da mesma forma)

2 comentários:

  1. Medina,

    Parabéns pelo comentário sobre a indústria de ações trabalhistas em Paranaguá, espero que os jovens que estão tendo oportunidade de entrar no mercado de trabalho em Paranaguá,sejam mais éticos e profissionais com as empresas que geram postos de trabalhos e conforto/sustento para suas famílias, tenho certeza que nossa juventude tem outro conceito sobre esse assunto.....

    Grande abraço,

    Luiz Antonio
    Diretor
    BLUE SEA LOGÍSTICA LTDA.

    ResponderExcluir
  2. Só posso expressar gratidão pelo seu interesse nas matérias postadas por este seu amigo, por certeza, muito me incentiva. Grato Medina

    ResponderExcluir

Grato pelo seu comentário e/ou crítica